domingo, 26 de fevereiro de 2012

Nascemos originais e morremos cópias

     Depois de algum tempo sem escrever para o blog, enfim, vou postar um texto novo para meus queridos leitores. Estou sem tempo para escrever, mas hoje dedicarei parte do meu dia para traduzir meus pensamentos em palavras. Espero que gostem.
      Quando nascemos somos considerados pessoas unicas e originais. Depois conforme vamos crescendo e convivendo no meio social não deixamos de ser unicos mas passamos a ser cópias. Geralmente o menino se identifica com o pai e quer ser igual quando crescer e a menina se identifica com a  mãe. Os pais passsam para os filhos o conhecimento, a educação, a religião,  as regras, a cultura que aprenderam e assim vai se formando um ciclo de geração em geração. Além da referencia dos pais, aprendemos também na escola, na igreja, no convivio com amigos entre outras coisas.
     A partir de uma certa idade queremos ser igual a algum idolo, famosos, escritores, cantores e assim em diante. Quando adultos dificilmente criamos algo, na maioria das vezes pegamos tudo pronto e simplesmente copiamos, como frases feitas. No emprego, muitas vezes somos forçados a agir como máquinas, realizando atividades repetitivas, sem precisar pensar em algo inovador, ou até pensamos, porém somos bloqueados pelos superiores a colocarmos a ideia em pratica. E assim vamos seguindo a lei da sobrevivencia, tentando manter status, e a vida vai seguindo muitas vezes sem prazer, sem lazer e sem qualidade de vida. 
     Seguimos aquilo que mantem aparecencias como: a roupa e o sapato da moda, opiniões que nos favorecem de alguma maneira mas que de fato não é o que pensamos, a falta de luta por uma sociedade melhor e tudo isto porque nos consideramos pessoas democráticas, as vezes não entendo que democracia é esta que em alguns casos tem que se esconder o que se pensa e o que se sente. 
     Pessoas originais são aquelas que não se importam com o que está na moda, com o que pode ou não dizer, claro que com bom senso, naõ se importam com o que a sociedade nos impõe, não se submete aos interesses e manipulação da mídia, luta por uma sociedade melhor, pelos direitos humanos, diz não a maldade do coração dos homens, e  tenta com suas sábias palavras tornar outros seres humanos melhores, com mais dignidade e respeito pela vida, diz não a discriminação e ao preconceito, luta pelos direitos da natureza, é solidario ao próximo, e também erra como todo ser humano, porém admite seus erros e tenta corrigi-los. Se espelha sim em pessoas que marcaram a vida por grandes feitos, porém não copia essas pessoas e sim se inspira, renova e faz algo tão bom quanto o feito anterior. Pessoas originais se adequam ao tempo, a epoca, as situações e aos obstáculos vivendo cada momento da melhor maneira que conseguir.
 "Todos nós nascemos originais e morremos cópias."

(Carl Sagan)

4 comentários:

  1. Oie...
    Gostei da idéia trabalhada em seu texto. O melhor de tudo é que faz mesmo sentido.
    Muito interessante! Continue escrevendo!!!
    Parabéns...
    bj

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rodrigo. Fico feliz que tenha gostado. Em breve postarei textos novos. Continue lendo.

      Excluir