quarta-feira, 30 de março de 2011

Sinceridade X Verdade

     Às vezes nós seres humanos temos a mania de controlar tudo ao nosso redor e nos acharmos donos do mundo, como se o mundo girasse em torno do nosso umbigo, nos sentimos donos da verdade. Eis a questão! Não existe verdade absoluta, esta depende dos olhos de quem vê, da história de vida de cada um, da cultura, da religião, pois só conhecemos a verdade à partir da nossa perpectiva pessoal.
     Podemos ser siceros ao manifestar pensamentos e sentimentos, mas não confundir a sinceridade do que pensamos e expressamos livremente como se esta fosse a única verdade.
     Devemos respeitar as diversas opiniões e expressões de sinceridade, já que se cada um tentar impor a "sua verdade", nem sempre vai se chegar a um acordo comum, e isso não significa falta de expressão e sim respeitar as diversas maneiras que se pode expressar pensamentos e sentimentos.
     Não devemos confundir sinceridade com verdade, já que podemos estar sinceramente errados.

sábado, 12 de março de 2011

A fúria da natureza!

Com razão...
A natureza resolveu mostrar aos homens quem pode mais, tantos desastres naturais estão acontecendo, e isso tudo por culpa do homem egoísta que visando cada vez mais o capistalismo destruiu o bem mais precioso que nos foi dado.
Agora uma pergunta. De que adianta o dinheiro e bens matérias se não sobrevivermos a fúria da natureza?
Eu mesmo pergunto eu mesmo respondo, de nada adianta, pois do jeito que andam as coisas não vai sobrar nem um ser vivo para contar história.
Só pensarmos no desastre que ocooreu no Japão por esses dias. De que adiantou aquele país ser desenvolvido um dos mais ricos do mundo, alguém conseguiu controlar a vingança da natureza? Não, não conseguiram e ninguém vai conseguir se não pensarmos em uma maneira de ter uma boa convivência com os bens naturais que dependemos para viver.
Pequenas coisas podem ajudar...ou poderiam ter ajudado se tivessemos feito a algum tempo atrás, como: separar o lixo que será reciclado, economizar água,  jogar lixo no lixo, evitar a poluição sonora e ambiental, não jogar lixo em rios e lagos, entre outras pequenas coisas no dia-a-dia que poderia proporcionar uma boa relação entre o homem e a natureza.
Só para finalizar a natureza mostrou quem pode mais...e ela está vencendo...isso é justo já que nós vencemos tantas batalhas, mas ao que parece ela vai vencer a guerra.
Um pedido rezem pelos nossos irmãos japoneses para que consigam se superar e para que as famílias se consolem da melhor maneira possível.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Oração da Gestalt-terapia

Eu faço minhas coisas, e você faz as suas.
Eu não estou neste mundo para viver as suas expectativas.
E você não está neste mundo para viver as minhas.
Você é você, e eu sou eu,
E, se por acaso, nós nos encontrarmos, será ótimo.
Se não, nada se pode fazer. (Perls)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Através desta oração ocorreram mudanças no meu modo de pensar e de agir, posso dizer que me proporcionou um auto-conhecimento, aprendi que somos autores da nossa própria história. Hoje consigo me reconhecer como um ser mais completo, que existe no mundo de forma mais espontânea e criativa assim assumindo e integrando todas as partes que completam o "EU".

quinta-feira, 10 de março de 2011

A arte de viver

    Viva intensamente, pois viver é ser intenso!
    Viver é nascer, respirar, aprender, andar, falar, ouvir, sentir, comer e tantas outras coisas que fazemos no dia-a-dia e nem percebemos que isso é viver.
    Viver é um simples ato ou uma simples emoção que quase sempre nos passa despercebida.
    A arte de viver pode se resumir em nascer, viver e morrer, mas o que importa mesmo é deixarmos lembranças para os que ficam geração após geração.