quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O valor da vida

     Quanto vale a sua vida?
     Resolvi propor esta reflexão devido aos mais diversos casos de assassinatos que ocorrem todos os dias, isto me dá a impressão que a vida é mesquinha para alguns e por isso não a valorizam.
     Estamos vivendo numa sociedade intolerante, onde nem o que é a mais perfeita criação, ou seja, a vida humana, está sendo considerado como um nada para muitos.
     Vemos todos os dias nos jornais casos de violência doméstica, roubos seguidos de mortes, viciados e traficantes se enfrentando ou mesmo mortes inocentes sem motivo algum, por simples e mera intolerância, entre outros casos.
     Viver é muito mais que uma divina criação, do que cumprir com as tarefas, honrar os compromissos, viver é intenso, é respirar, amar, emocionar, comover, oferecer o ombro amigo, se importar com o outro, doar, é a reciprocidade humana, dar e receber.
     Viver é algo que vai além da compreensão, cada um é livre pra viver á sua maneira, expor seus sentimentos e opiniões, somos diferentes uns dos outros, mas o respeito pela vida deveria contemplar cada um de nós.
     Em diversas pesquisas mostram que jovens de 15 anos, negros e probres, morrem por dívidas com traficantes no valor entre R$10,00 á R$50,00, este é o preço da vida desses jovens, considero barato, já que pagamos muito mais que isso pra nascer, viver e morrer.
     Mais um caso sem apreço nenhum a vida são os roubos seguidos de morte, os especialistas em segurança dizem pra não reagir, porém existem alguns ladrões que estão prontos para matar, mesmo a pessoa não reagindo, estes indivíduos, não tem respeito por eles mesmos quanto mais pelo próximo.
     Poderia citar outros casos aqui, mas são tantos, que minha indignação não me permite pensar em todos eles, uma pergunta que não quer calar, onde está a justiça e os provedores dela, que parecem não enchergar o que está diante dos seus olhos.
     Pensando em tudo isso, me lembro de uma discussão em sala de aula onde minha professora disse que no Brasil não existem mais grandes manifestações, revoluções, como já houve um dia, não lutamos mais por um ideal comum, lutamos apenas por nossos ideais individualmente, nos submetemos aos poderosos que nada fazem, cada dia mais perdemos entes queridos, e assim o Brasil vai se transformando numa verdadeira guerra sem reação das principais vítima "nós mesmos".


Nenhum comentário:

Postar um comentário