quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Sinta-se motivado e daí em diante construa sua própria história

Normalmente as pessoas passam mais tempo no trabalho do que na própria casa, e nem sempre se sentem satisfeitas nesse ambiente. As empresas no geral tem grande dificuldade em motivar seus colaboradores, isto é um ato falho, já que pessoas motivadas rendem muito mais do que pessoas estressadas.  Motivação é nada mais que um incentivo para que o indivíduo faça sua própria história.
Como criar um ambiente motivador? Acredito que para isso as empresas devem promover melhor qualidade de vida para os seus funcionários, reforçando comportamentos positivos, dando incentivos, explorando a habilidade de cada um. Pode-se usar de táticas como: oferecer uma alimentação saudável e de boa qualidade, distribuir caixas de sugestões na empresa, os gestores devem estar mais abertos a ouvir seus colaboradores, promover palestras motivacionais, treinamentos, oferecer benefícios, pagar um salário justo de acordo com a habilidade de cada um, ter um plano de cargos e salários, promover alguns momentos descontraídos com teatro, música entre outras táticas.
Sabemos que em um ambiente de trabalho existem pessoas com personalidades e condutas diferentes, uns são mais marrentos outros são mais simpáticos, uns chegam atrasados outros chegam pontualmente e assim por diante, deve-se trabalhar a motivação de acordo com as necessidades do individuo. O bom desempenho depende de quanto o funcionário está motivado.
A organização nem sempre sabe como agir para motivar seus funcionários, com isso o clima no ambiente de trabalho muitas vezes fica insuportável, o indivíduo pode vir a desenvolver doenças patológicas como: depressão, estresse, síndrome do pânico e outras. Isto é prejudicial tanto ao individuo como a empresa que deixa de contar com este colaborador. A empresa precisa perceber e tratar quando o ambiente de trabalho está doente precisa-se trabalhar para criar um ambiente saudável, onde todos ganham.
O colaborador muitas vezes deseja apenas ser reconhecido de alguma maneira, com simples gestos, como um agradecimento, ou mesmo que essa motivação seja financeira também é valida, pois a empresa só tem a ganhar, o que a empresa vai gastar contratando e mantendo pessoas motivadas, pode render muitos frutos.
Pesquisas comprovam que o bom-humor faz bem a saúde, o indivíduo produz mais se se está feliz e satisfeito.
Quando as metas são impostas aos funcionários sem nenhuma motivação dificilmente serão batidas, já quando acontece ao contrário às metas podem ser superadas, já que muitas vezes o individuo também tem suas metas pessoais, alcançando os objetivos pessoais, automaticamente as metas da empresa também serão alcançadas, pois o bom profissional sempre quer mostrar serviço, mostrar que merece estar ali, ou até mostrar que merece uma promoção como forma de reconhecimento.
O ano de 2013 está apenas começando esta é a hora de motivar seus colaboradores, muitos estão retornando de férias, as empresas estão estipulando metas e objetivos para o ano que se inicia.
O clima de volta ao trabalho pode ser desanimador e sem perspectiva para alguns colaboradores, parece que tudo continua igual, por isso é muito importante que a empresa de um gás aos colaboradores para que comecem bem suas atividades no ano.
È hora de escolhermos o caminho que nos faz crescer, utilizar de pensamentos positivos como “Eu quero, eu posso, eu consigo”, colocarmos pra trabalhar o melhor de nós, já que através do trabalho podemos realizar muitos de nossos sonhos. Motive a si mesmo, não haja como se fosse menos do que você realmente é, vá além, se supere!
Frases Motivacionais:
“Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível”. Charles Chaplin
“As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente”. Zig Ziglar
“No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade”. Albert Einstein
“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência”. Henry Ford
“A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável”. Mahatma Gandhi

2 comentários:

  1. Vengo del blog de Eliane Oliveira y me ha encantado tu blog; por lo cual, si no te importa, me gustaría ser seguidor de tan bello Espacio, que es es Tuyo.
    Abrazos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Pedro....sinta-se a vontade para seguir o blog......em breve terá novos textos......Abraços!!!

      Excluir